quinta-feira, 12 de junho de 2008

CAMPANHA DO AGASALHO - COLABORAÇÃO

Colaborar, nosso lema, em doação ao programa Escola da Família, Educadora Profissional e Parceiros realizaram uma doação de 5 mantinhas de Bebe. Também aos finais de semana foram preparadas, nesta campanha 2 cestas, uma para menino e outra para menina.
Com a ajuda de parceiros e universitários, o frio que está ai nos vamos aquecendo não só com solidariedade ou carinho, mas com muito empenho.





CAMPANHA DO AGASALHO














A CAMPANHA DO AGASALHO NO E.E VERÍSSIMO EM CONJUNTO COM O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA ATÉ O MOMENTO ARRECADOU 1329 PEÇAS, AINDA DA TEMPO DE COLABORAR, LEVE SEU AGASALHO QUE ESTÁ LA NO CANTINHO DO GUARDAROUPA E DOE CARINHO!
ESTAREMOS RECEBENDO DOAÇÕES NESTE SÁBADO E DOMINGO.











domingo, 8 de junho de 2008

IV Desfile da Moda Ecológica

E.E. JOSÉ VERÍSSIMO DE MATOS - PARABENS!
2º LUGAR NO IV DESFILE DE MODA ECOLÓGICA
OBRIGADA PROFESSORAS PELO EMPENHO!
OBRIGADA ALUNOS PELA PERFORMANCE!
A PREPARAÇÃO - CABELO - TODOS ENVOLVIDOS!
COM A COLABORAÇÃO DE MARCOS, MAQUIAGEM E CABELO, JOLMA ASSESSORIA E
FOTOS E CICERA ALGUNS PONTINHOS PARA O AJUSTE DA ROUPA. UMA
CONTRIBUIÇÃO ESCOLA DA FAMÍLIA!
AS ROUPAS E SAPATO

sábado, 7 de junho de 2008

Água na Escola

ÁGUA NA ESCOLA E.E. JOSÉ VERÍSSIMO DE MATOS 07/06/2008














Professora Yara na produção de arte junto com os alunos no dia da Água na Escola







07/06/2008










Diante da importância do uso racional da água são necessárias ações com a comunidade, principalmente ações educacionais. O Programa Água Nossa teve início no ano de 1997, na cidade de Joinville SC, por iniciativa da empresa DOCOL Metais Sanitários com a participação da Prefeitura Municipal de Joinville, Secretaria Municipal de Educação. O programa cresceu passando a contar com a parceria da TIGRE Tubos e Conexões. Após a fase experimental em Joinville, com o Programa já consolidado, em 2001 / 2002 ele foi multiplicado e adaptado para outras cidades com o nome de Água na Escola. Está inserido como um dos programas da Organização não governamental ÁGUA E CIDADE, uma associação sem fins econômicos, com atuação nacional e internacional.

Projeto Escola da Família participando do projeto Água na Escola com um vídeo institucional.



















NESTE DIA 07/06/2008 OS PROFESSORES DA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ VERÍSSIMO DE MATOS, SE REUNIRÕ PARA TRABALHAR O PROJETO.














Com atividades lúdicas todos professores trabalharam o tema ÁGUA NA ESCOLA.


cartazes













TEATRO AO AR LIVRE COM OS PROFESSORES WASHINGTON E ROSANA


































Experiências com as professoras da PEB I




A EXPERIÊNCIA E NOSSA BORBOLETA ECOLÓGICA AJUDANDO!

Semana do Meio Ambiente!

Em biologia, sobretudo na ecologia, o meio ambiente inclui todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo (chamados fatores abióticos) e próprios os seres vivos que coabitam no mesmo ambiente, que é chamado de biótopo.
Os seres vivos ou os que recentemente deixaram de viver, constituem o meio ambiente biótico. Tanto o meio ambiente abiótico quanto o biótico atuam um sobre o outro para formar o meio ambiente total dos seres vivos e dos ecossistemas.

[editar] Meio ambiente abiótico
O meio ambiente abiótico inclui fatores como solo, água, atmosfera e radiações. É constituído de muitos objetos e forças que se influenciam entre si e influenciam a comunidade de seres vivos que os cercam. Por exemplo, a corrente de um rio pode influir na forma das pedras que fazem ao longo do fundo do rio. Mas a temperatura, limpidez da água e sua composição química também podem influenciar toda sorte de plantas e animais e sua maneira de viver. Um importante grupo de fatores ambientais abióticos constitui o que se chama de tempo.



Sua influência
Os seres vivos e os destituídos de vida são influenciados pela chuva, geada, neve, temperatura quente ou fria, evaporação da água, humidade (quantidade de vapor de água no ar), vento e muitas outras condições do tempo. Muitas plantas e animais morrem a cada ano por causa das condições do tempo. Os seres humanos constroem casas e usam roupas para proteger-se dos climas ásperos. Estudam o tempo para aprender a controlá-lo. Outros fatores abióticos abrangem a quantidade de espaço e de certos nutrientes (substâncias nutritivas) de que pode dispor um organismo.
Todos os organismos precisam de certa quantidade de espaço em que possam viver e levar avante as relações comunitárias. Também precisam de certa quantidade de nutrientes desprovidos de vida, como por exemplo o fósforo, para manter atividades corporais como a circulação e a digestão.


Meio ambiente natural
É aquele que antes mesmo do surgimento da humanidade já existia. Os recursos naturais, de uma forma geral, bióticos ou abióticos são componentes viscerais do meio ambiente natural. A inter-relação entre os elementos componentes desta classe também é um fator essencial de sua compreensão. Certamente que com o surgimento da humanidade, o homem, como ser animal que é, acabou se tornando elemento do meio ambiente natural.

Meio ambiente artificial
De certa forma, vem em contraponto à noção da classe de meio ambiente natural. Afinal a própria compreensão do que pode vir a ser o termo "artificial", já denota ser um bem que não se harmoniza com a idéia implícita ao "natural".
De uma maneira mais direta, os estudiosos costumam vincular o meio ambiente artificial aos bens ambientais que foram modificados pelos seres humanos. Assim, a artificialidade seria uma característica do meio ambiente natural que foi alterado em sua intimidade pelo homem e que, por isso, não seria mais natural.

Meio ambiente cultural
É aquele que, pela sua natureza peculiar, é mais valorizado pelo sua natureza cultural. Geralmente, os estudiosos associam o meio ambiente cultural ao meio ambiente artificial que detenha valor histórico, cultural, estético, artístico e paisagístico.
Outros valores e compreensões, entretanto, podem ser associados à idéia de meio ambiente cultural. Alguns inclusive, otimizam a sua concepção, de modo a que abarque duas dimensões: uma concreta (formada pelos bens articiais de valores culturais, históricos etc.), e outra abstrata (a exemplo da cultura propriamente dita).




RETROSPECTIVA 1º SEMESTRE 2008








Visita da Dirigente em reunião de 31/03/2008


Coordenadora Ana em Reunião com professores!

RETROSPECTIVA 1º SEMESTRE 2008
















TRABALHOS REALIZADO POR PROFESSORAS DAS OFICINAS E PEB I
OBRIGADA PROFESSORA FERNANDA!